DÚVIDAS FREQUENTES

PLANOS REGULAMENTADOS
São os planos comercializados a partir de janeiro de 1999, adequados a Lei 9.656/98.

PLANOS NÃO REGULAMENTADO
São os planos comercializados antes da entrada em vigência da Lei 9.656/98. A Lei não extinguiu os contratos firmados anteriormente a ela e que estavam em vigência, mesmo que eles imponham limites na assistência médica.

Existem outros profissionais da mesma especialidade. Caso ainda tenha dificuldade e deseje formalizar uma reclamação, deve enviá-la no e-mail:
centraldeatendimento@unimedprudente.com.br.

Plano Pessoa Física: Cópia do RG e CPF, comprovante de endereço, certidão de casamento ou nascimento e assinar a proposta de adesão que será preenchida na Unimed.

Plano Pessoa Jurídica: A Empresa deve apresentar Contrato Social de Constituição e a última alteração, cópia dos documentos pessoais dos Diretores/Sócios, cartão do CNPJ. Quanto aos documentos dos beneficiários a serem inscritos, o nosso departamento de Cadastro orienta sobre os requisitos necessários.

Plano Pessoa Física: As inclusões devem ser realizadas pelo beneficiário titular, pessoalmente no departamento de cadastro (fone (18)2101-8340), junto com os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, certidão nascimento ou casamento e comprovante de endereço.

Plano Pessoa Jurídica: As inclusões devem ser solicitadas pela empresa contratante que nos encaminha os documentos pessoais necessários (mais detalhes no departamento de cadastro), inclusive o comprovante de vínculo com a Empresa Contratante.

Plano Pessoa Física: o beneficiário titular do plano deve comparecer no departamento de cadastro da Unimed, munido da certidão de nascimento.

Plano Pessoa Jurídica: o interessado deve procurar o responsável pela Contratante, munido da certidão de nascimento.

Plano Pessoa Física: O titular deve procurar o nosso Departamento Comercial, pode ser pelo fone 18-2101-8320, para conhecer, analisar e optar pela alternativa que melhor atenda as suas necessidades.

Plano Pessoa Jurídica: O titular deve procurar a Empresa Contratante para obter informações.

Sim, desde que se responsabilize pelo pagamento das diferenças de preço das diárias e honorários médicos, conforme negociação direta com o médico e/ou hospital.A Unimed não se responsabiliza por qualquer acordo firmado particularmente pelo beneficiário com o médico ou entidade credenciada.

Existem planos com limitação financeira de alguns procedimentos (planos não regulamentados).
Não se confunde com limitação de cobertura.
Nos planos regulamentados existem somente limitações de cobertura para consulta/sessão com nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga,terapeuta ocupacional.
As coberturas dos planos regulamentados são definidas pelo Rol de Procedimentos Médicos, editados periodicamente pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

É o valor que o beneficiário paga quando da utilização de determinado procedimento (consulta/exames/internação).

Não. O reajuste determinado pela ANS ( Agência Nacional de Saúde Suplementar ), é aplicado somente aos planos pessoa física.
O reajuste do plano empresarial é baseado no índice definido contratualmente ou mediante negociação entre as partes

Não. Plano Pessoa Física: O beneficiário titular do plano deve vir à Unimed, departamento financeiro, solicitar o cancelamento, devolver o(s) cartão(ões) de identificação e acertar as pendências financeiras, se houver.
Plano Pessoa Jurídica: deve procurar o responsável pela administração do plano de saúde da Empresa Contratante.

Plano Pessoa Física: O titular deve solicitar, por escrito, a 2ª via do junto ao departamento de cadastro da Unimed.

Plano Pessoa Jurídica: O titular deve solicitar ao administrador do contrato da Empresa e este nos enviar a solicitação por escrito. A 2ª via do cartão será cobrada de acordo com o valor constante em contrato.

Plano Pessoa Física: Deve entrar em contato com o departamento de cadastro da Unimed, fone 18-2101-8340, que este providenciará o novo cartão.

Plano Pessoa Jurídica: deve entrar em contato com o administrador do contrato da Empresa Contratante e este nos solicitará um novo cartão.

Plano Pessoa Física: Os familiares devem dirigir-se à Sede da Unimed, departamento de cadastro, portando a certidão de óbito para fins de exclusão.

Plano Pessoa Jurídica: Os familiares devem procurar o administrador do contrato da Empresa Contratante para que este nos envie a exclusão.

É a previsão legal que concede ao consumidor o direito de contratar um plano de saúde individual ou familiar ou coletivo por adesão contratado após 1º de janeiro o de 1999 ou adaptado à Lei 9656/98 , sem carências, simultaneamente à rescisão de plano de saúde individual, familiar ou coletivo por adesão também contratado após 1º de janeiro de 1999 ou adaptado à Lei 9656/98, sem o cumprimento de novos períodos de carência ou cobertura parcial temporária, desde que observados os critérios das Resoluções Normativas nº 186/2009 e 252/2011 da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Plano de origem: É o plano de contratação individual ou familiar ou coletiva por adesão, contratado após 1º de janeiro de 1999 ou adaptado à Lei n.º 9656, de 1998, no período imediatamente anterior à portabilidade de carências.

Plano de destino: É o plano de contratação individual ou familiar ou coletiva por adesão a ser contratado pelo beneficiário por ocasião da portabilidade de carências.

Carência: É o período ininterrupto, contado a partir da data de início da vigência do contrato do plano de saúde, durante o qual o contratante paga as mensalidades, mas ainda não tem acesso a determinadas coberturas previstas no contrato.

Aniversário do contrato: Data de início de vigência do plano.

*Cobertura Parcial Temporária-CPT: É aquela que admite no prazo de até 24 (vinte e quatro) meses a suspensão da cobertura de eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade definidos pela ANS, todos relacionados às doenças e lesões pré-existentes.

  • Quais são os requisitos para exercer a Portabilidade de carências?
    Estar adimplente junto à operadora do plano de origem.
    Possuir prazo mínimo de permanência no plano de origem de 02 anos ou, caso tenha cumprido Cobertura Parcial Temporária, 03 anos. A partir da segunda Portabilidade, o prazo mínimo de permanência no contrato de origem, da primeira Portabilidade, será de 01 ano.

    Ser beneficiário de plano individual ou familiar ou coletiva por adesão, contratado a partir de 1º de janeiro de 1999 ou adaptado à Lei 9656/98.
    Solicitar a portabilidade no período compreendido entre o primeiro dia do mês de aniversário do contrato e o último dia útil do terceiro mês subsequente.
    Trocar o plano de origem por outro plano com faixa de preço, segmentação assistencial e tipo de contratação compatíveis.

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  • Quais os documentos necessários para solicitar a Portabilidade de carências?
    Cópia dos comprovantes de pagamento dos três últimos boletos vencidos, ou declaração da pessoa jurídica contratante comprovando o adimplemento do beneficiário nos três últimos vencimentos, ou qualquer outro documento hábil à comprovação do atendimento a este requisito

    Documento que comprove a permanência no plano origem, conforme períodos exigidos pela RN nº. 186, podendo ser:
    • Cópia do contrato assinado
    • Cópia da proposta de adesão
    • Declaração emitida pela operadora do plano de origem ou outro documento

    Documentos pessoais dos beneficiários:
    • CPF e RG dos beneficiários - para os menores de 18 anos, somente a certidão de nascimento ou RG
    • Certidão de casamento, no caso de cônjuges
    • Curatela ou tutela, se aplicável
    • Cópia de comprovante de endereço

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  • Quem determina a compatibilidade entre os planos de origem e destino?
    A determinação da compatibilidade é feita pela ANS - Agência Nacional de Saúde, por meio de seu próprio programa eletrônico, disponível no site - www.ans.gov.br

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  • Qual é local para solicitar a Portabilidade de carências na Unimed Prudente?
    A solicitação deve ser feita pessoalmente pelo titular do plano de origem, na sede de Vendas Pessoa Física da Unimed Prudente - Av. Cel. José Soares Marcondes, 3355, Jd Bongiovani.

Basta acessar a Área Restrita do Cliente Unimed Prudente ou a seção Fale Conosco, no menu superior do site. Coloque na mensagem o seu novo endereço completo (rua, número, bairro, cidade, estado e cep) e o número do seu CPF. Você também pode solicitar esta alteração contatando a Central de Atendimento (0800 770 68 55).

As informações sobre cobertura contratual estão disponíveis na Área Restrita do Cliente Unimed Prudente. Outra opção é acessar a área dos Nossos Planos (no menu central da home), em que estão disponíveis algumas informações sobre cada tipo de plano. Se você não encontrar a informação desejada, acesse a seção Fale Conosco (no menu superior da home do site) ou entre em contato com a Central de Atendimento (0800 770 68 55).